EDUCAÇÃO BÁSICA: Abertas as inscrições para o ABC.

A partir de hoje, 09 de dezembro, educadores da pré-escola ao segundo ano do ensino fundamental de todo o país já podem se inscrever no curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e instituições de ensino de Portugal. O curso, com 160 horas de duração, terá, inicialmente, 40 mil vagas e será gratuito e on-line.

 

As aulas se iniciam em 11 de janeiro de 2021, e, ao final do curso, haverá a emissão de um certificado. O conteúdo é constituído por vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos. A iniciativa é parte do Tempo de Aprender, programa de alfabetização escolar do MEC, e foi viabilizada graças a cooperação entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

 

Rui Alves, professor da Universidade do Porto, destaca que o curso irá incentivar os alfabetizadores a estimular nas crianças os hábitos da leitura e da escrita. “A leitura e a escrita são importantes meios de participação e de transformação das nossas sociedades. E abrir estas portas para as crianças é, provavelmente, um dos trabalhos mais nobres e consequentes que os professores podem desempenhar. Com o curso ABC queremos tornar a abertura do mundo das letras mais eficiente e gratificante para as crianças”, explica.  

 

Já Carlos Lenuzza, titular da Diretoria de Educação Básica da CAPES, explica que uma das principais vantagens deste curso é sua possibilidade de alcançar todas as regiões do Brasil: “embora as aulas sejam ministradas por professores portugueses, todos os educadores brasileiros matriculados poderão acompanhar o conteúdo do curso e aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades em suas próprias casas, de modo remoto, independentemente de morarem nos centros urbanos ou no meio rural”, conclui.

 

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo link:

https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/12361/informacoes

 

Fonte: CCS/CAPES

Link site CAPES

https://www.gov.br/capes/pt-br