Notícias

ANEB realiza o Encontro de Diretores 2019

Para debater os principais desafios das escolas confessionais e promover a troca de experiências sobre a aprendizagem significativa, a Associação Nacional das Escolas Batistas (ANEB) realizou o Encontro de Diretores, Capelães e Membros da Equipe Técnica nos dias 5 e 6 de julho no Colégio Inspire na cidade de São José dos Campos.

Participaram do evento dirigentes de 14 Escolas Batista que, juntos, representam aproximadamente 18 mil estudantes, e tivemos o privilégio de ter a participação do Diretor Geral da Rede Adventista de Educação Básica Prof. Ivan Góes.

Pastor Carlito Paes, Pastor Titular da Igreja da Cidade, falou da satisfação e alegria em sediar o evento.  “É importante que não nos esqueçamos dos nossos princípios, destacados na Palavra de DEUS. Por isso nos colocamos para inspirar e servir”, destacou.

Na programação, os participantes ouviram devocional ministrado pela Pastora Leila Paes sobre desafios no ambiente escolar protegido à luz dos princípios bíblicos, que nos desafiaram a sempre colocar nossos Colégios sob a dependência de Deus.

Os temas abordados durante o encontro foram: FUTURO: A TECONOLIGIA PRESENTENO COTIDIANO ESCOLAR ministrada pelo Bruno dos Anjos profissional com vasta experiencia em Tecnologia e Inteligência Artificial, A GESTÃO PARA EXECELENCIA NA ESCOLAS CONFESSIONAIS, ministrada pela Profa. Iolene Lima, Professora com vasta experiencia acadêmica que tem assessorado a ANEB no âmbito educacional, CURRICULOS RELEVANTES NA COMTEMPORANEIDADE, ministrada pela Profa. Sandra Andrioli,  com vasta experiencia na Educação atuando como Consultora para grandes instituições de Ensino, e GESTÃO SOCIOEMOCIONAL – SUA IMPORTANCIA NO CONTEXTO ESCOLAR, ministrada pela Dra. Lilian Neves, palestrante e Assessora da Rede Batista de Educação em Minas Gerais.

Foi apresentado pela Rede Batista de Ensino o programa BENE – Formação Ética Socioemocional fundamentado em um trabalho com virtudes morais, em permanente dialogo com as habilidades socioemocionais, para estudantes da educação básica contemplando as exigências da BNCC. O programa BENE é oferecido pelo Instituto Hexis que possui diversas áreas de atuação. Os Colégios interessados poderão fazer contato pelo endereço contato@institutohexis.org.br ou através do telefone 31-99879-3814 ou 31-3429-7390.

A ANEB estará criando um Grupo de Trabalho para auxiliar os Colégios Batista quanto as 10 Competências e a elaboração dos Currículos Alternativos e Básicos da nova BNCC. Este grupo irá produzir material no sentido de dar aos Colégios caminhos e orientação para que em 2020 possam estarem adequados as novas exigências da BNCC, o GT terá como nome COMITE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Para o presidente da ANEB, Valseni Braga, o encontro apresentou informações relevantes aos participantes. “A ANEB tem reunido os diretores e alertando-os para os novos riscos de gestão para minimizá-los por meio da capacitação e, ao mesmo tempo, gerenciar questões que chegam às escolas confessionais”, declarou.

“É preciso ofertar às famílias a educação fundada nos valores cristãos, mas é preciso observar e seguir a legislação. O encontro foi muito produtivo, com troca de experiências e o congraçamento entre os participantes”, declarou o presidente da ANEB.

Os conhecimentos, as habilidades e as competências das escolas confessionais, segundo a diretora geral do Colégio Inspire, Profa.  Magnólia de Oliveira, o encontro foi uma universidade de aprendizagem, com assuntos atuais e de grande importância para o contexto educacional.

“Para a Profa. Magnólia foi um agir de DEUS em cada momento do encontro pois o aprendizado foi de grande relevância.

O diretor executivo da ANEB, Mario Jorge Castelani avaliou o encontro positivamente. “Estamos trabalhando para reunir os diretores dos Colégios Batista de todo o Brasil. A cada ano tem aumentado o número de participantes, pois as Escolas Batista estão mudando a sua performance em termos de gestão e isso tem marcado a presença da escola em suas cidades”, concluiu.

Menu